home | parceiros | notícias | vídeos | quero visitar | contato "Construir a cidade de Deus na cidade dos homens"
Escola Maria Peregrina
(17) 3236-5566 (17) 3236-5566
Facebook YouTube Blog dos Projetos
Mantenedora - Missões Maria Peregrina
     
Evangelização
 

Catequese

A catequese é um caminho perene de formação cristã na vida do fiel. Porém a catequese se torna mais conhecida na época da preparação para primeira eucaristia. Neste caso a catequese da primeira eucaristia na Escola Maria Peregrina segue os parâmetros catequéticos da paróquia que está sediada, no caso a Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças da diocese de São José do Rio Preto-SP.

Contudo a catequese não se resume na preparação da primeira eucaristia, ela perpassa a vida toda da criança, do jovem e do adulto. Por isso, as Missões Maria Peregrina têm várias atividades catequéticas denominadas de Atividades de Formação Cristã. Essas atividades são divididas em internas e externas. As atividades internas são aquelas voltadas para os alunos da escola Maria Peregrina, suas famílias e missionários. As segundas atividades são chamadas de externa, porque são as atividades voltadas para o público em geral. As atividades internas, embora voltadas para as famílias da Escola Maria Peregrina, são abertas ao povo. Dentro das atividades interna e externa há as atividades de evangelização, cultura e educação, uma vez que o contexto cultural é um meio muito eficaz de revelação do Evangelho.

As atividades de evangelização têm o objetivo de levar os participantes à experiência de Jesus Cristo; as atividades culturais têm o desafio de educar e revelar implicitamente o Evangelho numa obra clássica-literária e as atividades educacionais visam o sadio desenvolvimento da família em palestras educativas. Portanto, toda ação tem implícito ou explicito a revelação da Pessoa de Jesus Cristo.

Atividades de Evangelização interna são:
› Formação do Coração: formação pessoal e de cura interior através do estudo bíblico e litúrgico;
› Domingo da Vida: encontro mensal de formação familiar;
› Retiros de Aprofundamento semestrais;
› Jornadas Teológicas;
› Visitas Missionárias nas famílias;
› Comunidades do Coração: reuniões de partilha, oração e formação familiar nas casas das famílias da escola Maria Peregrina.

Atividades de Evangelização externa são:
› Retiros de aprofundamento: são realizados em outras cidades e dioceses;
› Shows musicais: realização do baile cristão com a banda Maria Peregrina;
› Circo Escola Maria Peregrina;
› Missões populares: realizado nas paróquias com organização e acompanhamento das Missões Maria Peregrina.

Atividades Culturais são:
› Circo Escola Maria Peregrina;
› Cristo é Cultura;
› Feira do Verbo: é um congresso educacional anual;
› Formação de Educadores: reunião eventual de educadores, a fim de partilhar e descobrir novos caminhos para a educação.

Atividades Educacionais interna:
São momentos de formação educativa para as famílias da Escola Maria Peregrina.

Além dessas atividades de evangelização, a comunidade Missões Maria Peregrina edita um livro mensal de formação bíblica e pessoal que acompanha o tempo litúrgico. Este livro é a A Profecia do Domingo, com tiragem mensal.


A Profecia do Domingo

Por muitos anos pregando encontros de formação nas paróquias e dioceses, quase sempre as pessoas me perguntavam como ler a Bíblia, qual a oração mais poderosa e como buscar mais espiritualidade. Além disso, muitos fiéis buscavam desesperadamente pregadores e missionários, a fim de receberem orações poderosas de cura e libertação. Via e ouvia tudo isto com profunda alegria, pois o povo estava sedento por Deus, e a evangelização ardia em unção e poder. Mas ao mesmo tempo me preocupava. As pessoas quase "endeusavam" os pregadores que faziam milagres e prodígios em nome de Deus. Sei muito bem que Deus age no homem para torná-lo canal da Sua graça. Mas, a evangelização precisa aprender apontar mais para o altar da Missa, mais para os sacramentos.

Analisei também as missas de cura e libertação; atualmente mudaram o nome. Essas celebrações são ótimas, se não fosse uma questão: o esquecimento da missa dominical. Geralmente as missas de libertação acontecem no meio da semana. Pois bem, a maioria dos participantes substituem a missa dominical pelas missas de libertação. Pensam que a missa mais importante é aquela que as pessoas sentem, choram e se emocionam. Diante disso, é preciso agir com sabedoria. Nunca, porém, excluir os meios de evangelização, sejam as missas de libertação, sejam pregadores que incendeiam corações frios. Mas, devemos formar o povo com aquilo que a Igreja tem.

A mais bela e poderosa formação que a Igreja de Jesus Cristo dispõe é a missa do Domingo. Nunca, porém, entendendo que a missa do Domingo é apenas uma escola de formação, mas primeiro, uma celebração de encontro com o Ressuscitado e com a comunidade. Todavia, nesta missa há uma perfeita escola de estudo bíblico, uma profunda formação espiritual e um inigualável tesouro de cura interior. A missa do Domingo tem tudo que qualquer pessoa precisa para ser liberta e curada plenamente. É na liturgia do Domingo que a vida dá certo.

Por isso, há anos estudei, pesquisei e partilhei sobre a missa do Domingo. Descobri que toda missa dominical tem uma profecia ardente de graças. Uma profecia que indica o caminho mais poderoso de cura interior. Essa profecia revela o que Deus tem para o homem no Domingo e por toda semana. Ou seja, as missas da semana são uma dilatação da missa do Domingo. É como se as missas semanais "esticasse" a missa dominical. Então, toda estrutura da missa semanal é uma sequência da profecia do Domingo. A missa do Domingo basta por si só, mas com as celebrações da semana, a profecia dominical poderá se mais aproveitada.

Contudo, foi me encarregado de explicar tudo isso num livro com edição mensal, na qual denominei de " A Profecia do Domingo". Neste livro você encontrará a profecia sempre depois do Evangelho. Esta profecia é a teologia da missa de cada domingo. Entretanto, não pode se confundir a profecia com a homilia do padre da sua paróquia. A homilia é um elemento litúrgico e nobre. Ao passo que a profecia do Domingo é apenas um acréscimo teológico, que poderia ser usado como um simples apoio da homilia. A profecia não é a homilia, embora em algumas situações podem se assemelhar.

Neste livro de profecia liturgica teremos as chamadas: "sequências da profecia do Domingo" dentro das celebrações da semana. Essas sequências são a continuação diária da cura interior iniciada na profecia dominical. Elas, as "sequencias da profecia", se localizam depois do Evangelho nas missas semanais. Essas "sequencias" são também propostas de orações cotidianas. Muitos fiéis rezam sem organização. A oração precisa ter uma estrutura organizada, é preciso que o fiel saiba o que está rezando, ou pelo menos, saiba o que rezar. Além disso, Jesus pedia para rezar sem cessar. A "Profecia do Domingo" e as "sequencias da profecia" irão ensinar e ao mesmo tempo praticar com você um método de oração simples e eficaz. Isso para que "aprenda" a rezar, e rezar o dia todo, como o Senhor pediu.

Acrescentado a tudo isso, aquele método de ler a Bíblia que você tanto sonhou em saber, pelo menos muitas pessoas me partilharam tal necessidade, estará nesta "Profecia do Domingo". No mínimo, serão três livros bíblicos por dia que a liturgia dispõe, sem contar os quatro livros do Domingo. As leituras destes livros bíblicos em cada missa estão intimamente conectados, é justamente daí que nasce um profundo estudo. Ou seja, o Evangelho sempre é a leitura principal; todas as outras leituras "servem" o Evangelho. A primeira leitura explica o Evangelho. A segunda leitura ensina a por em prática o que o Evangelho e a primeira leitura propuseram. E o Salmo Responsorial é a expressão de oração de todas as leituras, inclusive da primeira leitura. Isso tudo estará neste livro mensal de liturgia.

Esse método de estudo bíblico e o método de oração cotidiana favorecem a experiência de Jesus todos os dias pela missa, gerando um abastecimento espiritual e um brilhante processo de cura interior. Eis, com isso, "A Profecia do Domingo".

Autor: Max Wada

 
Compartilhe na rede:
 
Mantenedora
Histórico
Estrutura Jurídica
Comunidade de Vida
Evangelização

Canal no YouTube
 
 
Mantenedora
Histórico
Estrutura Jurídica
Comunidade de Vida
Evangelização
  A Escola
Apresentação
Projeto Pedagógico
Forma de Ingresso
Família
Espaço Físico
  Atividades
Projetos de Pesquisa
Blog das Crianças
Assembléia
Sarau
Circo e Banda
  Como Ajudar?
Doações pela Internet
Investidor
Adotador
Nota Fiscal Paulista
Contas bancárias
  Eventos
Agenda
Eventos realizados
Parceiros
Notícias
Vídeos
Contato
Quero Visitar
 
Escola Maria Peregrina
Rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184
Jd. Belo Horizonte | São José do Rio Preto-SP
(17) 3021-2652 (17) 3236-5566
2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AddSite