home | parceiros | notícias | vídeos | quero visitar | contato "Construir a cidade de Deus na cidade dos homens"
Escola Maria Peregrina
(17) 3236-5566 (17) 3236-5566
Facebook YouTube Blog dos Projetos
Mantenedora - Missões Maria Peregrina
     
Comunidade de Vida
 

As Missões Maria Peregrina não é somente uma mantenedora jurídica da Escola Maria Peregrina, mas seu corpo e sua alma. Sem as Missões Maria Peregrina a escola não existe. A Escola é apenas um pequeno membro num corpo infinitamente maior que é a comunidade Missões Maria Peregrina.

Após sua fundação, as Missões Maria Peregrina integraram o rol das entidades católicas que têm como estruturação eclesial a forma de Comunidade de Vida. Foi reconhecida eclesialmente por decreto do então Bispo da diocese de Barretos-SP, Dom Antônio Gaspar, no ano de 2002, como Associação Privada de Fiéis. Com isso, a Igreja autorizou a vida comunitária de seus membros de forma mista ou tendo celibatários, religiosas, religiosos e padres. Portanto, as Missões Maria Peregrina têm vários membros que se consagraram totalmente ao serviço e evangelização, renunciando toda vida secular para viver a perfeição do voto de pobreza, castidade e obediência. A pobreza não é miséria, mas o equilíbrio da posse material renunciando todo acréscimo desnecessário de bens materiais. A castidade é o amadurecimento e o domínio de si na área afetiva e sexual. E a obediência é a graça de estar numa comunidade, onde se experimenta a relação educativa de comunhão com a hierarquia.

Dentro da comunidade Missões Maria Peregrina há casais e solteiros. Atualmente, a co-fundadora Mildren Lopes Wada Duque é casada com o diretor-geral administrativo das Missões Maria Peregrina, o Sr. Rogério Ficher Duque.


Carisma

Cada entidade, instituto, associação ou congregação aprovada pela Igreja Católica tem como essência a vivência de um carisma, ou seja, uma identidade específica que presta serviço de evangelização e transformação social. As Missões Maria Peregrina têm como carisma o lema "construir a cidade de Deus na cidade dos homens". Esta frase foi pronunciada pelo então Papa João Paulo II na jornada mundial da juventude no Canadá. Sob inspiração divina o fundador Max e a co-fundadora Mildren, viram na frase o lema do carisma.

O lema reflete a experiência divina de fecundação do carisma. Essa experiência divina aconteceu com o fundador Max Wada ao meditar o sacrifício de Abraão em Gn 22, 1-18. Abraão subiu à montanha para sacrificar o próprio filho Isaac a pedido de Deus. O sacrifício não ocorreu, porque o próprio Senhor interrompeu. Valeu, então, o teste de fé inabalável de Abraão. A partir dai Deus fez uma aliança eterna com o patriarca: seria ele pai de uma grande descendência. O Senhor, através de Isaac atingiu Abraão. Assim acontece com o carisma Maria Peregrina: toca na criança para atingir a família, toca na família para atingir a cidade, e pela cidade, o mundo.

Todavia, o carisma Maria Peregrina não é simplesmente o construir escola, muito embora a escola Maria Peregrina seja uma visibilidade do carisma. Entretanto, o carisma se materializa na dilatação do Reino de Deus, quando se constrói a cidade de Deus na cidade dos homens. A educação é somente um meio. Esse meio educacional, repita-se, é hoje a escola Maria Peregrina.

Todavia, a educação se faz pela máxima entrega de si, a fim de que o outro cresça. Ser educador, então, é dispor do próprio ser para o outro. Por isso, nem sempre o educador é aquele que ensina numa sala de aula. Visto que, há pessoas que não são atraídas por crianças, outras amam, há pessoas que gostam de estudar, outras não têm o mesmo anseio, algumas são apaixonadas por darem aula, outras têm pavor de público, há pessoas letradas e muitas outras analfabetas, isso tudo não é parâmetro de ser ou não educador, ou de ter ou não o carisma Maria Peregrina. O grande parâmetro de ter o carisma é amar o ser humano pela via do amor de Deus. Isto porque ser educador no carisma Maria Peregrina é amar a Deus e morrer por amor ao outro, dentro ou fora da escola. Todas as atividades que promovem e tiram o homem do mal são atividades que as Missões Maria Peregrina utilizam como meio de educação. Essas atividades florescem com o tempo, desaparecem ou se eternizam.


Fundador e Conselho Maior

As Missões Maria Peregrina são estruturadas juridicamente por vários conselhos. O conselho de maior expressividade e comando na comunidade Missões Maria Peregrina é o Conselho Maior presidido pelo fundador da obra Sr. Max Lopes Wada. O Conselho Maior poderá por livre escolha acrescentar mais membros.


Casas

As Missões Maria Peregrina têm dois centros de evangelização. Um deles está na cidade de Guaíra-SP e o outro na cidade de São José do Rio Preto-SP.

A cidade de Guaíra-SP é o lugar onde nasceu as Missões Maria Peregrina, mas o centro administrativo e sede domiciliar do fundador e co-fundadora é a missão de São José do Rio Preto-SP. Hoje há alguns casais que são responsáveis pela missão.

Na cidade de São José do Rio Preto-SP, tem a Escola Maria Peregrina de ensino fundamental, duas casas de moradia dos missionários e uma capela de adoração eucarística diária.

 
Compartilhe na rede:
 
Mantenedora
Histórico
Estrutura Jurídica
Comunidade de Vida
Evangelização

Como funciona a escola?
 
 
Mantenedora
Histórico
Estrutura Jurídica
Comunidade de Vida
Evangelização
  A Escola
Apresentação
Projeto Pedagógico
Forma de Ingresso
Família
Espaço Físico
  Atividades
Projetos de Pesquisa
Blog das Crianças
Assembléia
Sarau
Circo e Banda
  Como Ajudar?
Doações pela Internet
Investidor
Adotador
Nota Fiscal Paulista
Contas bancárias
  Eventos
Agenda
Eventos realizados
Parceiros
Notícias
Vídeos
Contato
Quero Visitar
 
Escola Maria Peregrina
Rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184
Jd. Belo Horizonte | São José do Rio Preto-SP
(17) 3021-2652 (17) 3236-5566
2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AddSite