home | parceiros | notícias | vídeos | quero visitar | contato "Construir a cidade de Deus na cidade dos homens"
Escola Maria Peregrina
(17) 3236-5566 (17) 3236-5566
Facebook YouTube Blog dos Projetos
A Escola
     
Família
 

"As famílias das crianças são inseridas no processo ensino-aprendizagem. Elas são as primeiras a frequentarem a escola, através das formações, durante o processo de triagem e da entrevista de anamnese.

Durante o ano letivo, elas participam de reuniões formativas semanais, quinzenais e/ou mensais. As reuniões semanais ou quinzenais são realizadas nas respectivas casas. Periodicamente, um grupo de missionários visita as famílias e, de acordo com cada contexto, propõe um itinerário de formação.

Mensalmente, acontece a avaliação pedagógica com o objetivo de avaliar junto com as famílias a vida escolar e familiar da criança. Uma vez por mês, também, as famílias veem a escola para participarem das Apresentações Mensais das crianças. Elas participam, também, das confraternizações, gincanas, brincadeiras, encontros e passeios que a escola proporciona para uma melhor convivência entre as famílias." (Wada Duque, Mildren Lopes, PROPOSTA PEDAGÓGICA da ESCOLA MARIA PEREGRINA, p. 3)


Estrutura de Formação das Famílias

Método:
O método é baseado na geometria da cruz com três vias de formação. A haste horizontal da cruz representa a via de formação do relacionamento social-comunitário. A haste vertical é a via de formação místico-espiritual de relacionamento com o Sagrado. E uma terceira formação é representado pelo ponto de junção entre a haste horizontal e a haste vertical. Essa terceira formação, o ponto de junção, é a formação do "eu", que visa o desenvolvimento no conhecimento de si mesmo e na maturidade pessoal, objetivando uma equilibrada relação com o todo. A via de formação da haste vertical é perene, uma vez que ela poderá levar o formando a uma maior abertura para a formação das demais vias.

Práticas:
A prática da formação consiste em várias ações formativas, são elas: as Visitas Domiciliares, os Plantões Pedagógicos (Avaliações Pedagógicas), Domingos da Vida, as Formações do Coração, as Comunidades do Coração e Palestras Educativas.

› Visitas Domiciliares: é uma entre várias formações que mais se destaca por sua estrutura e conteúdo. Isso por que a Escola leva para dentro da casa do aluno o desafio da própria família se desenvolver na busca da sua libertação. Isso acontece num processo longo, mas contínuo. Por isso a Escola Maria Peregrina envia agentes capacitados, sob supervisão do tutor do aluno, a fim de implantar o Processo de Libertação (PL) para cada família individualmente. Com seu histórico único de formação e vida, isto é, com suas características singulares, a família tece juntamente com os agentes, que a visitam mensalmente, o seu próprio Processo de Libertação. Esse PL nasce e se desenvolve a partir do Plantão Pedagógico, onde a Escola em contato pessoal com os pais do aluno descobre os meios de libertação das mesmas.

› Plantão Pedagógico (Avaliação Pedagógica):
O Plantão Pedagógico é o lugar mais eficaz de formação familiar, porque inicia o processo de formação a partir da vida do filho. Nos Plantões Pedagógicos o tutor do aluno partilha seu desenvolvimento pedagógico e os relatórios analíticos do ser total do jovem para seus responsáveis diretos (pai e mãe ou outros). O Plantão Pedagógico é no mínimo bimestral de acordo com a necessidade. Ocorre de modo individual e particular nas dependências da Escola ou nas casas dos atendidos. Nesses Plantões Pedagógicos, além da exposição da evolução ou involução do aluno, acontece a partilha das diretrizes que a família deverá tomar para promover sempre o desenvolvimento do representado. As diretrizes, que são caminhos de restauração para a própria família, serão facilmente seguidas porque serão inseridas no Processo de Libertação das visitas domiciliares. Entretanto, a ciência psicológica, com todos seus matizes, é uma aliada fundamental aos objetivos de desenvolvimento humano da Escola.

› Domingo da Vida:
O Domingo da Vida é um dia de convivência e formação com todas as famílias da Escola, dentro da própria Escola Maria Peregrina. Acontece sempre a cada dois meses no último domingo do mês, durante o dia todo. O objetivo desse Domingo é a integração num mesmo lugar das famílias, a fim de receberem formação educativa e participarem daquilo que seus filhos construíram durante o mês. Eles apresentam seus projetos de pesquisa ou outras atividades, utilizando a arte musical e teatral. Além disso, no Domingo da Vida há um almoço comunitário e vários momentos de sadio relacionamento entre os participantes, que vai desde brincadeiras esportivas até a finalização com a Santa Missa.

› Formação do Coração:
A Formação do Coração é uma reunião semanal de formação de vida interior. Esta formação acontece toda quarta-feira às 20h na escola. Essa formação tem como base a liturgia da missa do Domingo. A liturgia dominical favorece um profundo estudo bíblico, espiritual e de cura interior. Tudo isso você encontrará na Formação do Coração que se volta também para a formação familiar.

› Jornadas de Formação:
Estas Jornadas de Formação são formações teológicas e educativas. Elas atingem àqueles que aderiram às Missões Maria Peregrina, ou seja, são formações permanentes que prepararam as pessoas a serem missionários com a comunidade. Elas acontecem todas as quartas-feiras, logo após a formação do coração, e num sábado por mês.

› Comunidades do Coração:
São reuniões de várias famílias na casa de uma delas. Essas reuniões visam a formação familiar num todol. Um outro objetivo das Comunidades do Coração é a criação de consciências promotoras de libertação para o local onde se vive. A realização dessas acontece de acordo com as famílias atendidas.

› Palestras Educativas: são palestras de formação para pais e mães em relação à educação dos filhos. Estas palestras acontecem dentro do Domingo da Vida ou outra data previamente estabelecida pela gestão da escola.

 
Compartilhe na rede:
 
A Escola
Apresentação
Projeto Pedagógico
Forma de Ingresso
Família
Espaço Físico
Circo e Banda

Curta nosso Facebook!
 
 
Mantenedora
Histórico
Estrutura Jurídica
Comunidade de Vida
Evangelização
  A Escola
Apresentação
Projeto Pedagógico
Forma de Ingresso
Família
Espaço Físico
  Atividades
Projetos de Pesquisa
Blog das Crianças
Assembléia
Sarau
Circo e Banda
  Como Ajudar?
Doações pela Internet
Investidor
Adotador
Nota Fiscal Paulista
Contas bancárias
  Eventos
Agenda
Eventos realizados
Parceiros
Notícias
Vídeos
Contato
Quero Visitar
 
Escola Maria Peregrina
Rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184
Jd. Belo Horizonte | São José do Rio Preto-SP
(17) 3021-2652 (17) 3236-5566
2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AddSite