home | parceiros | notícias | vídeos | quero visitar | contato "Construir a cidade de Deus na cidade dos homens"
Escola Maria Peregrina
(17) 3236-5566 (17) 3236-5566
Facebook YouTube Blog dos Projetos
Atividades
     
Projetos de Pesquisa
 

Os docentes, discentes e famílias da Escola Maria Peregrina acreditam que o trabalho com projetos, desde os primeiros anos de escolaridade, pode proporcionar ao aluno situações em que ele seja gradativamente estimulado a ir desenvolvendo qualidades próprias do trabalho independente, que comumente ficam latentes, ou mesmo embotadas pelo jeito tradicional de trabalhar na escola.

A proposta de trabalho com projetos parte do pressuposto acima. Nesse trabalho os alunos são estimulados a proporem um estudo, com o auxílio do tutor, mas num movimento originário de seus interesses e perspectivas. O aluno deixa de ter uma posição passiva, apenas receptiva, e se abre para novos continentes a serem conquistados por ele mesmo, pela sua própria iniciativa, de acordo com sua própria dinâmica e ainda com a vantagem de fazer a ponte em direção à realidade que os cerca.

Os primeiros passos a serem dados pelos tutores da Escola Maria Peregrina é a preocupação e motivação em introduzir o aluno em uma verdadeira atitude de indagação, com perguntas a respeito de um verdadeiro problema aos seus olhos. Os alunos são orientados a buscar respostas para essas perguntas em várias fontes e a partir de sua própria iniciativa e depois são encaminhados para a articulação dessas respostas em torno do problema inicial.

Assim, para o trabalho com projetos, propriamente dito, cada aluno está inserido num grupo de pesquisa, elaborando projetos a partir de seu interesse. O aluno tem a liberdade e autonomia de escolher – junto com seus parceiros - dentre o corpo docente da escola, o tutor para sua pesquisa.

O seu tutor orienta os passos da pesquisa, assumindo sempre a postura de mediador, facilitador, questionador, auxiliador e depurador. Para esse trabalho de orientação, os professores da escola (tanto tutores quanto orientadores educativos) trabalham em equipe.

Os projetos nunca são impostos pelos tutores e orientadores educativos (como tema de trabalho), mas são advindos do interesse do aluno.

Assim que orientadores e alunos decidem o assunto a ser pesquisado, o aluno constrói junto com seu tutor o Itinerário Proposto da pesquisa para uma melhor organização do trabalho. Este Itinerário Proposto é feito tendo como base a estimulação das Inteligências Múltiplas. Lembrando que ele pode ser modificado dependendo do processo do trabalho.

Para orientação dos projetos, o orientador educativo se baseia em três fases:

1ª fase: o orientador ajuda os alunos a esclarecerem o foco do projeto e as questões a que suas investigações tentarão responder;

2ª fase: coleta de dados;

3ª fase: conduzir e planejar uma atividade de culminância para que os alunos narrem em seguida.

A Escola Maria Peregrina opta pelo trabalho com projetos, pois ele traz inúmeros benefícios para aprendizagem: estimula a participação ativa dos alunos, a construção da autonomia e da solidariedade; é um caminho para a prática interdisciplinar; desenvolve não só habilidades, mas as aptidões para aplicá-las; incentiva habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da resiliência.

As possibilidades de abertura são ilimitadas, levando a escola a se projetar para além de suas fronteiras. Os projetos irradiam a influência da escola na comunidade e por sua vez captam possíveis influências desta sobre a própria escola, numa simbiose vital para a vida escolar e o desenvolvimento dos alunos.

Pesquisas que estão sendo realizadas

› Acidentes
› Animação digital
› Aves
› Break dance e robot dance
› Café
› Câncer
› Cartoon Network
› Cinema
› Circo
› Comédia
› Dirigíveis
› Disney
› Disney Infinity (jogo)
› Formigas
› Frozen (filme)
› Funk
› Hipopótamos
› Indiana Jones
› Influência do 4º Poder
› Irmãos de rua (moradores de rua)
› Mazzaropi
› Moda
› Moda Antiga
› Nazismo
› Neocolonialismo
› Que país é esse? (política brasileira)
› Rap
› Romero Brito
› Sítio do Picapau Amarelo
› Street dance
› Sucuri
› Tarsila do Amaral
› Tráfico de drogas


Acesse as atividades em tempo real
através do Blog Escola Maria Peregrina
 
Compartilhe na rede:
 
Atividades
Projetos de Pesquisa
Blog dos Projetos
Assembléia
Sarau
Meio Ambiente
Oficinas Culturais
Oficinas Esportivas
Circo e Banda

Curta nosso Facebook!
 
 
Mantenedora
Histórico
Estrutura Jurídica
Comunidade de Vida
Evangelização
  A Escola
Apresentação
Projeto Pedagógico
Forma de Ingresso
Família
Espaço Físico
  Atividades
Projetos de Pesquisa
Blog das Crianças
Assembléia
Sarau
Circo e Banda
  Como Ajudar?
Doações pela Internet
Investidor
Adotador
Nota Fiscal Paulista
Contas bancárias
  Eventos
Agenda
Eventos realizados
Parceiros
Notícias
Vídeos
Contato
Quero Visitar
 
Escola Maria Peregrina
Rua Francisco Rodrigues de Freitas, 184
Jd. Belo Horizonte | São José do Rio Preto-SP
(17) 3021-2652 (17) 3236-5566
2017 © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AddSite